sexta-feira, 4 de julho de 2008

Por um chão mais limpo!


Eu detesto cigarro! Não só pela fumaça, pelo cheiro que fica na roupa e no cabelo e nem apenas pelas crises de dor de garganta e rinite que tenho quando eu fico perto de quem está fumando. Mas outro fator negativo entrou na minha lista anti-tabagista logo depois de eu perceber que os fumantes, não contentes em poluir o ar, também têm o costume de sujar o chão por onde passam.

Talvez lixeira e “bituca de cigarro” devam se repelir. Infelizmente, essa não é a explicação para que a maioria das “chaminés” jogue os restos mortais do fumo no chão, mesmo quando o cesto de lixo ou o cinzeiro estão ali ao lado. O mais impressionante é que eu já vi gente super inteligente e esclarecida cometendo essa gafe. Será que ninguém nunca parou pra pensar nesse detalhe?

É por isso que hoje eu lanço um movimento não só para acabar com o fumo, mas também para que quem não consegue largar o vício passe a ser mais educado e aprenda que ponta de cigarro também é lixo e que alguém (que certamente não é o fumante) vai ter que limpar essa sujeira desnecessária! E o pior: se ninguém limpar, aquele "pequeno" dejeto vai demorar 10 ANOS para se decompor!

A Organização Mundial de Saúde indica que mais ou menos 1,2 bilhões pessoas no mundo têm o hábito de fumar. E o Brasil está entre os 10 países com a maior população fumante. Nenhum orgulho disso! Imagina se cada um resolve jogar pelo menos uma bituca no chão por dia (tenho certeza que é bem mais do que essa quantidade). Haja pulmão e piso pra limpar, né?!

Todo mundo sabe que fumar é prejudicial à saúde, tanto de quem fuma, quanto de quem convive com essas pessoas. O que falta agora é a conscientização de que não só o ar e os pulmões dos outros devem ser respeitados, mas também a limpeza do chão e do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário