
Finalmente acabou a novela! Minha satisfação em ver o fim definitivo de "A Favorita" não foi devido à sua falta de proximidade com a vida real (como muitos criticaram), nem aos buracos deixados para trás pelo autor João Emanuel Carneiro. Fiquei aliviada com o final da trama por um simples motivo: me livrei de um vício! Depois de muito tempo sem assistir a uma novela, acabei gostando tanto da história mirabolante de Flora e Donatela que perder um capítulo era doloroso. Cada dia era muito importante na construção da história.
É por isso que considero A Favorita como uma das melhores novelas exibidas nos últimos anos. "Sem barriga" (jargão usado para enredos sem a famosa enrolação"), a história envolveu e conquistou pessoas que, a princípio, detestavam novelas. Não era para menos, afinal, não é todo dia que vemos uma que não obedece fielmente os padrões seguidos pela maioria dos roteiros.
Não que A Favorita tenha sido extremamente inovadora, mas o fato de ter jogado com a dualidade (e até mesmo incoerência) das personagens principais, não ter sustentado o mistério de "quem matou Marcelo" até o final, e ter investido nas cenas fortes e nos diálogos desbocados (e não apelativos) a novela cativou o público.
Apesar das controvérsias, até mesmo a morte do Gonçalo (interpretado por Mauro Mendonça) foi brilhante, na minha opinião. Nenhum revólver ou saco plástico no rosto seria tão impecável. Eletrizante sim, mas quem disse que o horror não pode ter qualidade?
Por essas e outras, a loucura de Flora ficou na boca do povo: "será possível alguém ser tão mau?". No final, a resposta que ninguém deu, ao menos para mim, ficou bem clara: sim, lá na TV é possível. E quem quiser ver realidade e verossimilhança, que vá para a rua em vez de ficar em casa vendo novela. E se ainda assim precisarem de um motivo palpável e "real" para a crueldade da protagonista, aí vai: Flora não era má só porque ser má é legal. Ela era doente de amor, inveja e carência. Haja psiquiatra para ela!
Bom, depois de Faísca e Espoleta, eu não pretendo ver o Caminho das Índias, que estreou nessa segunda-feira. Prefiro me manter à distância, longe do vício novamente, até porque acho que pode não valer a pena. A novela que acabou ainda é minha favorita.
** Quer ver a maioria dos capítulos da novela? vai lá: http://www.afavoritabr.blogspot.com/